sábado, 27 de abril de 2019

Avengers: Infinity War (2018)

A imagem descreve melhor do que este camião de palavras o que foi este filme de proporções épicas. Começa a ser uma tarefa difícil encontrar palavras para descrever os filmes que a "MCU" tem vindo a apresentar devido à sua qualidade acima da média, e esta epopeia de cinema absolutamente genial não foge à regra, e propõe-se a desafiar qualquer limite, sendo que a Marvel já riscou essa palavra do seu dicionário à algum tempo. Este majestoso épico é não só aquele que pode vir a ser o filme do ano, como também a grande saga da presente década.

Todo o argumento durante duas horas e meia, flui de uma maneira tão orgânica como intensa, com tudo aquilo a que temos direito, com a fórmula ainda mais aprimorada, mais consistente, em que todas as pequenas ligações a todos os restantes pontos, estão lá. Nada foi deixado ao acaso: piscar um olho neste filme é quase imperdoável, não ficar de queixo no chão com a brilhante narrativa é quase impossível, e não existe nada feito na história da 7ª arte que prepare o espectador para isto. É um carrossel de emoções bíblicas, heroísmo elevado a níveis que não conseguimos medir com as medidas existentes e quantificadas, e para rematar: elenco de luxo. Mas, de puro luxo. A batalha de Wakanda é só das batalhas mais épicas da história do cinema, senão mesmo, a batalha da história do cinema até hoje, rivalizando com clássicos como Braveheart, Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei, e 300.

Foi a minha estreia em IMAX, e voltava neste momento para lá, e via o filme de novo, sem intervalo (tal como aconteceu), 5, 10, as vezes que fossem precisas até apanhar os pormenores todos, de tudo, de todos. Que estreia em cheio neste formato, que maravilha puder escrever este meu entusiasmo partilhado por muitos mundo fora, que prazer é pertencer aos que entendem esta paixão por filmes deste género (e que sabem o quanto isto é marcante), que sorte que é estar vivo na Golden Age dos comics, e puder ver estas sagas ganharem vida, com a qualidade que sempre tiveram, a esmagar recordes atrás de recordes, e a trazer as pessoas ao cinema de novo. Este filme foi o culminar de 10 anos de puro espectáculo, que espero que se prolongue por muito mais décadas. Venha a segunda parte em Abril de 2019, que eu vou recuperar o fôlego, depois de ter visto um dos 5 melhores filmes da minha vida.

Quero agradecer a todos os que me deixaram mensagens, comentários, ou simplesmente quiseram partilhar comigo o momento, de forma responsável. Continuem assim. Tem sido uma honra para mim ler as vossas opiniões. Hoje o mundo, conhece toda a extensão da palavra Avengers, também graças a vocês, aos outros, e a todos que estão nisto, com a mesma sensação que eu: este filme é algo de muito especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário