quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Star Wars: Episode IX - The Rise of Skywalker (2019)

O último capítulo da nova trilogia é um epitáfio servido de forma competente, com um andamento tremendo e alucinante, que atira cenas absolutamente soberbas de acção e aventura para o que qualquer fã de Star Wars pode desejar, onde existe também algum espaço para o choque e para tudo o que envolve concluir uma saga desta envergadura. J.J. Abrams (que também escreveu este argumento com Chris Terrio, Colin Trevorrow, e Derek Connolly) encarregou-se de realizar este épico.

A Resistência que sobreviveu enfrenta a Primeira Ordem que ameaça com um mortífero trunfo na manga toda uma galáxia, e por falar em trunfos, este filme embora a veloz colisão de emoções possa ofuscar algumas cenas, é um filme que tem imensos trunfos, que vão agradar a fãs mais recentes, como a outros de já longa data. As referências estão lá todas, e a forma como tudo foi montado, mostra que toda a equipa foi beber muita inspiração à primeira trilogia, mas sem nunca esquecer nenhuma da mitologia que foi desenvolvida ao longo dos vários episódios para se chegar aqui, e essa também é uma das grandes virtudes do filme: o respeito por todos os envolvidos nisto ao longo do tempo. É isto que é a "Força" de que os fãs de Star Wars tanto falam.

O elenco era o esperado dos filmes anteriores, mas mesmo assim houve espaço para surpresas. Só não houve mesmo espaço para respirar, tamanha é a avalanche de acontecimentos, de revelações, e de batalhas (quer interiores, quer de confronto físico). Tem enormes cenas de acção que mostram muito mais do cenários estonteantes, ou do típico confronto entre a luz e as trevas: mostram toda a dimensão desta mitologia de ficção científica criada por George Lucas, e que J.J. Abrams veio em socorro quando tudo parecia resvalar para o abismo. Este filme é também muito isso: uma viagem ao passado, e ao nosso abismo interior, para enfrentar-mos o pior dos medos, e daí trazer à superfície o melhor de nós. Brilhante conclusão.



Sem comentários:

Enviar um comentário