domingo, 8 de dezembro de 2019

Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi (1983)

O último capítulo da segundo trilogia, segundo a nova cronologia, é o meu filme preferido de Star Wars. Lembro-me de quando comecei a interessar-me por Cinema com 9 anos de idade, de este ter sido um dos primeiros filmes que aluguei, e imediatamente fiquei deslumbrado com toda a mitologia presente, as personagens, a ficção, o enredo, as cenas de acção, e a grande mensagem por detrás deste filme, que me levou a descobrir a saga, e a constatar que isto seria um amor para toda a vida.

Realizado por Richard Marquand, e escrito por Lawrence Kasda juntamente com George Lucas, a continuação desta aventura mostra-nos um jovem (mas já mestre) Jedi Skywalker mais maduro, treinado, e consciente da sua tremenda importância nesta galáxia de emoções fortes, um jovem Skywalker que não tem receio de ir numa arriscada missão até ao covil de Jabba the Hutt, enquanto os rebeles se juntam numa missão em Endor com o objectivo de destruir a Estrela da Morte. Não obstante tudo isto, Luke Skywalker ainda tem esperança de conseguir tocar o lado humano do seu pai Anakin Skywalker (James Earl Jones, a voz de Darth Vader esá melhor que nunca neste filme), e salvá-lo das garras do Imperador Palpatine.

Contando com todas as personagens icónicas que suportam o imaginário deste universo, e que estiveram presentes nos filmes anteriores, esta história é muito mais do que um simples filme de Star Wars. É uma força maior do que qualquer aventura escrita até então (falamos de 1983), e que foi nomeado para 4 Oscares (não compreendo como Hollywood não premiou isto devidamente), mas isso pouco importa, porque este capítulo ainda hoje é uma enorme referência do quão grandiosa esta saga é, e considero pessoalmente, um dos 10 melhores filmes de todos os tempos. E já agora permitam-me isto: que final extraordinário.



Sem comentários:

Enviar um comentário