sábado, 7 de dezembro de 2019

Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)

Segundo a nova cronologia, este episódio marcou a saga para sempre como uma continuação que mostrava toda a sua vitalidade, sentido de aventura, e espírito rebelde do universo criado por George Lucas, que escreveu o argumento juntamente com Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, sendo que a realização foi delegada para Irvin Kershner.

De volta estão também as icónicas personagens desta saga, como Darth Vader (interpretado por David Prowse), Han Solo, Princess Leia, Chewbacca (interpretado por Peter Mayhew), Luke Skywalker, os droids, e acrescentando Lando Calrissian (interpretado por Billy Dee Williams), que fazem parte deste épico de ficção científica que cimentou uma posição firme no mundo do Cinema como uma das melhores sagas de sempre. Neste capítulo, depois dos rebeldes terem sido vencidos pelo Império no planeta de gelo Hoth, Luke Skywalker começa o seu treino com o mestre Yoda (com voz de Frank Oz), enquanto o restante grupo é perseguido por Darth Vader, e o caçador de prémios Boba Fett (interpretado por Jeremy Bulloch).

É com este filme que se percebe a enorme profundidade de todas estas personagens, numa galáxia que tem uma mitologia própria, cheia de momentos brilhantes de Cinema, que vão bem para além de efeitos especiais e batalhas no espaço. Tem um genuíno confronto entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, e conseguiu catapultar os filmes de ficção científica para um nível que até então não tinham conseguido atingir. Nos Oscares de 1981 ganhou o prémio para Melhor Mistura de Som, e ainda hoje este episódio de Star Wars é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.



Sem comentários:

Enviar um comentário