domingo, 18 de agosto de 2019

Once Upon a Time... in Hollywood (2019)

O nono filme de Quentin Tarantino é uma carta nostálgica em jeito de homenagem à antiga L.A. dos anos 60, sendo que o enredo passa-se durante o ano de 1969. Tudo neste filme é pensado ao pormenor, sendo que o guião, o grande pilar deste filme, é uma homenagem também ao Cinema como arte por si só. É um filme de um amante de cinema, para outros amantes de cinema, que dão a esta arte lugar de destaque nas suas vidas.

Dotado de uma banda sonora incrível, com cenários e personagens fascinantes, e de uma mecânica incrivelmente leve e orgânica, o filme balança entre o glamour e a decadência daquela época, entre o fantástico e o ordinário das relações humanas, e tudo isto acontece muito graças aos diálogos reconhecidos por qualquer amante de Tarantino, com aquele humor negro tão característico do mítico realizador e argumentista (cargos que desempenhou no desenvolvimento da película), que não quis dar ao público "só isto". Conta também com um dos melhores elencos de sempre: Leonardo DiCaprio (Rick Dalton), Brad Pitt (Cliff Booth), Margot Robbie (Sharon Tate), Margaret Qualley (Pussycat), Dakota Fanning (Squeaky Fromme), Mike Moh (Bruce Lee), e Al Pacino (Marvin Schwarz, entre outros. E se é também pelo elenco que este filme se distingue dos outros, observar o guarda roupa das personagens e o outro lado da câmara, é convidar também o espectador para o lado íntimo da criação de um filme.  

Esta história de um grande actor que de repente cai em desgraça, e que juntamente com o seu duplo tentam atingir novamente a fama na indústria cinematográfica da altura, é muito mais do que apenas uma bonita história de amizade. É uma história quente sobre a época de ouro de Hollywood, com pormenores penetrantes que deixam no espectador a fantasia de ter viajado realmente no tempo até àquela altura, com movimentos de câmara tão vivos como revivalistas, sendo que este filme vive muito desse revivalismo, e da saudade de uma época distante com todas as suas coisas boas e más.

Obrigado por isto Quentin Tarantino. É bom saber que quem gosta de Cinema, pode contar contigo sempre que quiser ver um bom filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário