segunda-feira, 18 de março de 2019

Captain Marvel (2019)

Tardou mas aconteceu, um passo que considero importante no franchise da Marvel Studios, em que faço minhas as palavras de Brie Larson ("I definitly want to bring more seats to the table"), que encarnou a primeira história de origem de uma super heroína no universo da Marvel, Captain Marvel, ao final de 10 anos. E que bela viagem que foi.

Quando digo bela viagem, não esperem daqueles momentos "carrossel" enquanto a personagem central está a tentar salvar tudo e todos. Esperem sim um argumento maduro, e uma história de uma personagem que embora esteja com fracturantes dúvidas, procura certezas com seriedade, e nesse sentido, é também um passo importante em termos de maturidade para a Marvel, ter dotado esta personagem dessa mesma maturidade que eu acho que já fazia falta.

Todo o revivalismo dos 90's, as viagens para frente e para trás no argumento, as batalhas que por vezes fazem-nos parecer que estamos num episódio qualquer de Star Wars, e a ferocidade de quem reivindica um lugar ao sol neste já vasto universo (com ainda muito para explorar é um facto), está bem presente num filme que quer ser uma espécie de pé na porta para as mulheres que gostam dos super heróis da Marvel. E sinceramente, que belo exemplo deu Brie Larson nesse aspecto. Haverá obviamente quem ache contrário depois de ver o filme, e embora não vejamos as coisas todas com os mesmos olhos, talvez apenas os mais atentos saberão apreciar a personalidade que tão bem está espelhada num olhar de quem já não pretende ser mais um peão. Jamais. E por isso é que esta personagem é tão importante, não só pelo seu carisma, mas também pelo seu extraordinário poder.

Não costumo terminar as minhas crónicas desta forma, mas hoje, e tão somente hoje, vou abrir um excepção: não verter uma lágrima que seja nos primeiros 10 segundos de filme, é uma prova de que ou não se conhece este universo, ou se é uma autêntica besta. Já agora, os verdadeiros fãs da Marvel ficam até ao final dos créditos, sempre. Fica a dica.

Captain Marvel on IMDB



Sem comentários:

Enviar um comentário