segunda-feira, 24 de junho de 2019

Batman Returns (1992)

O melhor Batman dos anos 90, sendo que depois deste filme, o Natal nunca mais foi o mesmo. Depois do icónico estrondo de bilheteira que foi a primeira incursão do Cavaleiro das Trevas no cinema ainda nos anos 80, 3 anos depois Tim Burton volta a realizar a segunda aventura de Batman (e última), com Michael Keaton no papel do super herói mais negro da DC Comics.

Mas o elenco conta também com outras pérolas representação da época como Danny DeVito (Penguim), a maravilhosa Michelle Pfeiffer (Catwoman, e a que mais gostei até hoje), e Christopher Walken entre outros. Desta vez a aventura é muito mais centrada no desenvolvimento das personagens, e da relação entre elas, sendo que em alguns pontos do filme, percebe-se claramente que o tom soturno da história tem fielmente aquilo que está imprimido nas bandas desenhadas do personagem criado por Bob Kane, e algo que foi muito bem adaptado pela genialidade de Tim Burton (que também entrou na produção).

Até hoje, nunca vi um filme do Batman tão coeso e bem adaptado como este, sendo que a profundidade da banda sonora criada novamente por Danny Elfman, também ajuda bastante aos tons que o filme tem, e a toda a acção que tem picos de adrenalina fantásticos, e diálogos absolutamente geniais. Tudo neste filme em termos de argumento escrito por Daniel Waters e Sam Hamm é um exemplo para qualquer guião de cinema deste género, e é sempre com prazer que volto a rever esta obra prima.



1 comentário:

  1. Dos melhores Batmans..hoje em dia há quem diga que Keaton nunca foi um bruce wayne de jeito ou mesmo um batman decente. na minha opiniao foi um dos melhores, nao por ser fan do batman 1 e 2 mas temos de reconhecer...na altura foram dois filmes monstruosos no sentido de serem grandiosos. Uma evolução no cinema...um filme baseado numa BD e que acabou por ter uma boa adaptaçao...ja para nao falar no elenco de atores que foi genial

    ResponderEliminar