sábado, 4 de abril de 2020

Teenage Mutant Ninja Turtles (1990)

Fez 30 anos esta semana do seu lançamento nos USA, que a dia 30 de Março de 1990 saiu o filme das tartarugas mais conhecidas não só do Cinema, mas também do mundo das bandas desenhadas, embora o filme só tenha chegado a Portugal no Natal desse ano. Todo o ambiente citadino e punk do filme, misturado com a irreverência própria de seres adolescentes que estavam aos poucos a descobrir o mundo lá fora, transformou este filme um daqueles clássicos do Cinema para um público mais jovem que sabe bem recordar.

Não existe nada de muito profundo na história de 4 jovens tartarugas que com os seus conhecimentos de artes marciais, emergem dos esgotos de Nova Iorque para combater um grupo criminoso de ninjas, mas o mais interessante neste filme são as ligações que as personagens vão criando ao longo do mesmo, e de como todo o filme foi montado com actores que vestiram fatos reais, sem recurso a CGI, e de como isso tornou o filme mais bruto e invulgarmente espectacular. No fundo, foi o que foi possível na altura fazer, e o resultado foi bem melhor do que talvez se esperasse.

Realizado por Steve Barron, e escrito pela dupla Todd W. Langen / Bobby Herbeck, para mim é um estranho filme de culto que o tempo encarregou-se de lhe dar um certo fascínio. Foi dos primeiros filmes que vi, e foi também apartir daqui que descobri os videojogos, as bandas desenhadas, e todo o incrível mundo destas tartarugas que tinham mais de humano do que muitos dos Humanos lá fora. E como foi divertido ver a evolução destas personagens ao longo dos anos. Cowabanga!



Sem comentários:

Enviar um comentário