segunda-feira, 10 de agosto de 2020

The Big Lebowski (1998)

Se a comédia tivesse o nome de um filme, com todo o discurso orientado no sentido de criar algo que não fosse apenas genuína palhaçada, mas também uma história à volta de uma personagem que se veio a tornar icónica com os anos, aliado a um argumento extraordinariamente bem escrito pelos irmãos Cohen (que também realizaram o filme), então esse filme é O Grande Lebowski.

Os diálogos por muito simples e rudimentares que sejam, são a linguagem necessária de um filme que conta a história de como um tipo banal e pacato, que se vê confundido com um magnata com o mesmo nome, sendo que é apanhado por causa disso num imbróglio por causa de dinheiro. Por entre jogos de bowling e white caucasians, conta com os seus dois amigos mais próximos para resolver toda a confusão que se vai desenrolando ao longo do filme, junto do magnata com quem a relação não é propriamente a melhor. Cheio de frases geniais, momentos hilariantes, e uma desconcertante calma que envolve a personagem, Jeff Bridges é bem capaz de ter tido com este filme, o papel da sua vida, ou pelo menos, aquele papel que o vai marcar para sempre junto do grande público, sendo que o filme conta igualmente com as actuações brilhantes de John Goodman, e Julianne Moore.

Esta comédia teve ainda honras de nomeação em vários festivais de Cinema, o que prova que por vezes o parente pobre da 7ª arte, não é apenas um recurso a ser usado aqui e acolá em filmes de outros géneros. Pode ser em toda a sua extensão, um género por si só com enorme qualidade, e tivemos vários exemplos disso nos anos 90, exemplos esses de que falarei em crónicas futuras.

The Big Lebowski on IMDB


Sem comentários:

Enviar um comentário