terça-feira, 11 de agosto de 2020

V for Vendetta (2005)

James McTeigue na minha opinião, realizou um dos filmes mais visionários de sempre, escrito pelas irmãs Wachowski Brothers. Num futuro mais ou menos distante, um regime tirano lidera a Grã-Bretanha, mas contra a sua opressão, existe um herói que se move nas sombras, em luta pela liberdade conhecido como V, que com a ajuda de uma jovem, tenta executar um golpe de estado que libertará o povo Britânico.

Parece um filme banal, com um conceito de um qualquer filme de super heróis, mas é tão mais do que isso. É um acordar para os perigos de deixarmos resvalar um dos bens mais preciosos que se tem, que é a Liberdade, para a lama da opressão. Natalie Portman e Hugo Weaving são os principais actores no centro de uma trama contra um gigantesco inimigo, que na verdade é um conjunto deles. Tem a capacidade de mexer com o público nos sítios certos, e de ser um despertar de consciência quando os discursos políticos já não encontram saídas vaiáveis.

Muita acção, a quantidade certa de drama, e frases absolutamente icónicas que fariam corar muitas punchlines do Cinema de acção e aventura, é o que se pode esperar de uma grandiosa ode à Revolução, ao espírito indomável da Liberdade, e do conceito de Democracia que este filme nos transmite, e que foi reconhecido com imensas nomeações em vários festivais de Cinema. É considerado igualmente um dos melhores filmes de sempre (injustamente esquecido pela Academia talvez devido ao seu conceito de filme de super herói), mas em bom abono da verdade, nunca será demais lembrar o 5 de Novembro.

V for Vendetta on IMDB


Sem comentários:

Enviar um comentário