sexta-feira, 15 de novembro de 2019

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

A obra prima da literatura de J.R.R. Tolkien, que se veio a tornar igualmente a obra prima cinematográfica do realizador Peter Jackson, revolucionou de forma colossal o Cinema de fantasia, e levou a palavra aventura a níveis nunca dantes explorados por um cineasta ao adaptar uma obra desta envergadura ao grande ecrã. Este filme é a primeira parte de uma saga que salivava por glória, e mal imaginava eu na altura que saí da sala de Cinema, que essa mesma glória lhe seria reconhecida merecidamente (e nós Cinéfilos sabemos que nem sempre assim é).

Esta história de irmandade, coragem, paixão e determinação, conta-nos o começo da viagem de Frodo, um anão do Shire, que juntamente com os seus oito companheiros têm como missão destruir um todo poderoso anel, salvando a Terra Média do Senhor Negro Sauron. Esta primeira parte da jornada cinematográfica que é Lord of The Rings, é apenas a ponta de um enorme icebergue de proporções épicas, cujo drama e acção são de uma dimensão tais, que arrisco a dizer, poucas vezes foram conseguidas adaptações tão perfeitas do livro ao Cinema (e esta foi das mais complexas, devido ao enorme mundo que J.R.R. Tolkien construiu para servir de base a esta epopeia).

Contando com um argumento escrito por Fran Walsh, Philippa Boyens, e pelo próprio Peter Jackson, e também com um elenco de luxo composto por Sean Bean, Cate Blanchett, Orlando Bloom, Christopher Lee, Andy Serkis, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Liv Tyler, Elijah Wood, entre outros, este começo fulgurante da perigosa jornada desta irmandade, transporta o espectador para mundos que tanto podem ser de sonho como de pesadelo, sendo que as personagens tanto são estranhas como fascinantes, e essa é talvez a grande magia desta saga: o fascínio que ela desperta em cada um de nós, não só amantes de Cinema, mas também amantes de uma extraordinária aventura que nos leva para outros mundos bem distantes daqui. Este primeiro capítulo da saga levou 4 Oscares para o Shire (Melhor Cinematografia, Melhor Maquilhagem, Melhor Banda Sonora Original, e Melhores Efeitos Especiais). Um dos melhores filmes de sempre.



Sem comentários:

Enviar um comentário