sábado, 9 de novembro de 2019

Coraline (2009)

Henry Selick que realizou Nightmare Before Christmas, voltou a realizar um filme de animação que me surpreendeu pela positiva, num tom um pouco mais leve, mas com técnicas de animação mais afinadas. Coraline é a história de uma menina de 11 anos que através de uma porta secreta, descobre um mundo que vai de encontro aos seus desejos, mas mal ela sabe que esse mundo esconde segredos sinistros.

A fantasia deste filme é tão estranha como intrigante, e o espectador imediatamente repara nas influências não directas de Tim Burton, numa trama que vai cozinhando lentamente em lume brando, sem avanços bruscos ou desnecessários, sendo que Henry Selick que escreveu o argumento baseado no livro de Neil Gaiman, teceu um conto visualmente impressionante, com tonalidades mais cinzentas aqui e acolá, e com o colorido necessário em outros pontos em que a acção avança de forma suave.

Contando com as vozes de Dakota Fanning, Teri Hatcher, John Hodgman, entre outros, e nomeado para os Oscares na categoria de Melhor Filme de Animação, Coraline é um conto sobre ter cuidado com o que se deseja, porque o mundo vive de aparências, e as aparências iludem muito. É preciso ver para crer.



Sem comentários:

Enviar um comentário