sábado, 19 de dezembro de 2020

Listen (2020)

Há muito tempo que um filme Português não me cativava tanto pela mensagem, pelo argumento, e pela história tão tocante e real, de uma realidade que talvez muitos de nós que não somos pais (ou mesmo que sejamos), não tínhamos conhecimento. Ana Rocha (que escreveu o filme com Paula Vaccaro e Aaron Brookner) realizou aquele que para mim é o melhor filme Português de sempre, mesmo que parte dele seja falado em Inglês devido ao local de onde se desenrola.

O que podemos esperar de Listen? Uma avassaladora história sobre imigrantes Portugueses a viver nos subúrbios de Londres, que enfrentam sérias dificuldades quando os serviços sociais começam a preocupar-se com a segurança das 3 crianças do casal, num dos processos mais desumanos e burocráticos do sistema social Inglês, que impiedosamente pode cometer grosseiros erros que marcam famílias para sempre. Esse casal é interpretado por Lúcia Moniz (que está brilhante no filme), e Ruben Garcia.

Existe neste filme para além do impacto no âmbago de qualquer ser humano, uma sensibilidade e sinceridade raras, existe afecto, existe tremor, existe medo, e existe amor (a rima foi propositada). Independentemente do que outras academias pensem, porque pensam pouco em quem gosta de Cinema, Veneza premiou, e outros festivais de Cinema vão com certeza premiar um filme que merece ser visto por todos, e que merece os nossos mais sinceros elogios. Esta hora e 13 minutos de sagaz intensidade, é uma mensagem de alerta para todas as famílias do mundo: unam-se, e sobretudo "Listen".

Listen on IMDB



Sem comentários:

Enviar um comentário